sábado, 15 de março de 2014

Acção Qualidade de Vida 2014 - Associação Salvador

Inscrições abertas. Processo de atribuição de apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.

O período de candidaturas para a Ação Qualidade de Vida 2014 decorre até dia 28 de março
Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade. Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios.
A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, os quais obviamente não pode apoiar aleatoriamente sem a definição de critérios e requisitos.
A Ação Qualidade de Vida é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora adquirida e com comprovada falta de recursos financeiros. Este ano será dada  prioridade a candidatos com limitações motoras sem comprometimento cognitivo.
Para ser possível dar uma resposta mais justa à variedade de pedidos recebidos, existem três categorias que visam apoiar casos distintos, sendo que o candidato apenas se pode candidatar a uma das categorias:
a) Integração profissional/ formação - Visa garantir condições para que a pessoa possa desenvolver a sua atividade profissional ou melhorar o seu nível de formação, podendo desta forma contribuir para a sociedade, desempenhando um papel mais ativo. O candidato deve ter entre 12 e 60 anos. A candidatura pode ser apresentada pelo próprio ou por terceiros, no caso de o candidato ser menor. 
Exemplos de apoios: cadeiras de rodas, software, hardware específicos, cursos de formação, comparticipação de deslocações.
b) Prática desportiva - Visa a criação de condições para que a pessoa possa desenvolver uma atividade desportiva, valorizando-se candidatos que tenham um projeto de competição. Neste caso, o candidato deverá referir na candidatura o plano das provas e treinos anuais previstos. O candidato deve ter entre 12 e 60 anos. A candidatura pode ser apresentada pelo próprio ou por terceiros, no caso de o candidato ser menor.
Exemplos de apoios: material de suporte à prática desportiva - handbike, cadeira de rodas para a prática desportiva (basquete, ténis), equipamento de boccia, entre outros; apoio para o desenvolvimento da prática desportiva - transporte, inscrições em provas, ginásio, entre outros.
c) Criação do próprio negócio - Visa estimular o empreendedorismo. O júri irá selecionar apenas um projeto de entre todos os apresentados, a ser desenvolvido por uma pessoa com deficiência motora adquirida. O candidato deve ter entre 18 e 60 anos. A candidatura tem de ser apresentada pelo próprio. 
Após a análise das candidaturas, a Associação Salvador poderá solicitar ao candidato a alteração da categoria à qual se candidata, caso considere que a mesma não se enquadra naquela para a qual se candidatou. Nestes casos, poderão ser pedidos dados adicionais.  

Para mais informações contactar a Associação Salvador :D

Retirado de: http://www.associacaosalvador.com/os-nossos-projectos/Integracao/Acao-Qualidade-de-Vida/12/

Sem comentários:

Enviar um comentário