quarta-feira, 26 de março de 2014

Lição de Vida

"Arrepiante até para mim que contraí poliomielite com 14 meses de idade, demonstra que ainda não vivi nem vi tudo...
Sabes Inês Major, neste jardim à beira mar plantado também temos muitos Nick Vujicic e Bethany Hamilton, vou falar-te de um amigo meu:
O César Lopes foi vítima de um acidente de carro há 22 anos, que o deixou tetraplégico. Brutalmente viu a sua vida "interrompida" mas, surpreendentemente e como um guerreiro tenaz não baixou os braços porque, afinal como muitas vezes e erradamente pensamos a sua vida não foi interrompida, sofreu uma profunda mudança, isso sim!
Este querido amigo, que vive numa linda terra do interior de Portugal, o Marvão, onde luta todos os dias por melhores acessibilidades, participa em palestras sensibilizando jovens para a questão das diferenças, contribuindo grandemente e de forma nobre no processo de educar para a cidadania, aceitou a sua diferença e vive, vive contrariando o estado de vegetação a que muitos "normais" se entregam.
Pergunto, ele é deficiente?
Atrevo-me a dar a resposta: Não!!!
Deficiente é quem fica em casa, demitindo-se das suas responsabilidades como cidadão e muitas vezes recusando aceitar uma coisa que todos nós temos enquanto indivíduos: A DIFERENÇA! Não somos todos diferentes? Claro que sim!
Outra pergunta: Quantas pessoas, cada um de nós conhece, que assumem este comportamento?
Atrevo-me, outra vez, a dar a resposta: Mais do que deveríamos alguma vez ter conhecido!
Agora divulgo um pouco da conversa que tivemos ontem (desculpa César, mas tenho a obrigação de o fazer e sei que o entendes).
O César, no dia em que o conheci, demonstrou uma vontade enorme para vir surfar connosco, tive de me conter para não deixar correr as lágrimas perante aquele homem de tamanho porte e tamanha coragem. A muito custo consegui e interiorizei como minha obrigação dar o couro, se necessário for, para conseguir uma prancha especial, que trago gravada na minha cabeça, para poder levar os César(es) que por aí estão esquecidos, sim é preciso gritar bem alto que há por aí muitos César(es) esquecidos e fechados em casa sem qualquer apoio!
Retomando a conversa, o César com a sua serenidade disse-me, "Carlos há 22 anos que não molho os pés na água do mar..., gostava muito de surfar contigo!"
Desta vez, perante o mesmo gigante detentor de uma coragem imensa, não consegui nem quis travar as lágrimas, é verdade meu amigo, ontem chorei atrás do computador que me ocultava o rosto! Chorei ontem e vou chorar no dia em que conseguir a raça da prancha que te vai levar, em conforto e segurança, a sentir o que eu sinto todas as vezes que apanho uma onda, e quero ouvir da tua boca a descrição desse primeiro momento.
Peço-vos que partilhem este post até à exaustão e nem preciso de vos explicar a razão do meu pedido...
Uma vez que estou em maré de pedir e porque me ensinaram que quando pedimos devemos pedir muito, vou ser garganeiro e pedir-vos que se juntem a mim na promessa que fiz aos César(es) e me ajudem a conseguir aquela prancha que vai arrancar uma boa tonelada de sorrisos a estes rostos "escondidos""

Estas palavras são de uma pessoa que conheci a cerca de 72 horas e já me ensinou tanto 

Obrigada pela lição de vida 




http://www.youtube.com/watch?v=eBLuRDqu584&feature=share

Sem comentários:

Enviar um comentário